Que tal fazer a classificação supervisionada de uma grande área sem precisar realizar sequer um mosaico?
E o que você me diz sobre realizar uma classificação sem nem mesmo baixar uma imagem? Ou melhor, que tal nem precisar remover nuvens e realizar uma classificação supervisionada de imagens Landsat de qualquer parte do mundo?
Achou muito? Que tal processar tudo isso sem necessidade de instalar nenhum software, sem gastar tempo e espaço no HD? Pois é, amigos... com o Google Earth Engine , esse Megazord do SIG, tudo isso já é possível. E vamos além, o potencial de desenvolvimento é ainda mais ASSUSTADOR!! Além de tudo isso, essa ferramenta permitirá cálculos de área, análises de riscos, dentre outras informações que podem ser extraídas de maneira quase que instantânea, comparado aos outros softwares e processos. O grande barato é que você pode realizar tudo isso em escala global!!! É isso mesmo, amigos, escala GLOBAL!! E tem mais, além da série de 40 anos de dados de elevação, atmosféricos, cobertura da terra e etc, você ainda pode importar seus próprios dados e realizar todo o processamento utilizando o maquinário da GOOGLE!!
Algumas vantagens dessa tecnologia:
- O que se levaria em um computador desktop topo de linha, dias ou semanas para calcular uma análise em qualquer grande parcela da Terra. Usando o poder de computação baseado na nuvem, pode-se reduzir isso por ordens de grandeza.
- Facilidade de uso e custos mais baixos: uma plataforma on-line que oferece acesso fácil a dados, algoritmos científicos e poder de computação de qualquer navegador da Web pode reduzir drasticamente o custo ea complexidade para análise de dados geoespaciais
- A funcionalidade do Earth Engine é exposta através de uma API disponível em JavaScript e em Python. A API suporta análises geoespaciais complexas, incluindo sobreposição, álgebra de mapas, operações de matriz, processamento de imagem, classificação, detecção de alterações, análise de séries temporais, juntas, conversões de vetores de quadros, extração vetorial de estatísticas de imagens e muito mais. Algoritmos são constantemente adicionados, aprimorados e atualizados.
Não acredita? Confere esse vídeo!
Em breve o Geotec View trará mais noticias e tutoriais.
Um Abraço!
